O que é ?
É tipo fisioterapia?
Não!
Seria fisioterapia com psicologia?
Nãaaaaooo !!!!!!
Aquela tal de fisioterapia ocupacional?
Claro que não!
O que é então?
Terapia é tratamento.
Ocupacional vem do conceito de ocupação humana.
O termo ocupação refere-se às coisas rotineiras e familiares em que as pessoas se envolvem e que fazem ao longo de suas vidas para lhes trazer significado.
Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais. Dificuldades essas que interfiram no desenvolvimento, na independência e funcionalidade do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.
As áreas de ocupação humana são: atividade de vida diária, atividades produtivas, lazer.
O Terapeuta Ocupacional, um profissional da área de saúde, intervêm no cotidiano dessas pessoas e trabalha para que elas recuperem a autonomia, qualidade de vida, e para que se ( re) insiram socialmente.
Áreas de atuação: desenvolvimento infantil, gerontologia, saúde mental, reabilitação física.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da Saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. O princípio que rege a profissão é o de que vida é atividade, reconhecendo que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar.
Os serviços de Terapia Ocupacional são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa, atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer.
O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais desses profissionais.
O propósito da Terapia Ocupacional é a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, saúde mental, geriatria, dentre outras. Seus préstimos são necessários em situações de hospitalização por diferentes causas que exijam atenção nos domínios das habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
Atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e de trabalho também são realizados, destacando a importância do trabalho desse profissional na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador. O uso de atividades propositivas, a adaptação de utensílios e de mobiliário, ambientais, as prescrições e o treinamento para o uso de órteses são exemplos de recursos utilizados por Terapeutas Ocupacionais.
Por: Danielle de Castro Denúbila Gomes
Sinara Gomes de Matos Faria
Maria de Fátima Nascimento
Acadêmicas do 8º periodo – Curso Terapia Ocupacional – Unipac Lafaiete